Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus será realizada em Maio

Projeto de lei sobre o assunto foi sancionado e publicado em Janeiro 2019 nesta terça-feira dia 8 .

A Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus em Campo Grande será comemorada anualmente na primeira semana do mês de Maio. A lei que institui a data, foi sancionada pela prefeita em exercício Adriane Barbosa Nogueira Lopes e publicada no Diário Oficial (Diogrande) desta terça-feira dia 8 de Janeiro 2019.

Conforme a publicação, o objetivo da semana comemorativa é “ divulgar os principais sintomas e as unidades de tratamento do Lúpus em Campo Grande”, “promover debates sobre o tratamento e a importância do diagnóstico precoce da doença” e “ estimular os cidadãos campo-grandenses a realizarem exames específicos periódicos voltados para o diagnóstico do Lúpus”.

As ações serão de responsabilidade do Executivo Municipal e deverão ser feitas em espaços públicos em parceria com a sociedade civil. A data foi escolhida porque no dia 10 de Maio é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

A DOENÇA

Conforme as informações divulgadas no projeto de lei, o lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune, complexa e de difícil diagnóstico, podendo afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos. Além de fatores hormonais, infecciosos, genéticos, emocionais ou ambientais podem desencadear a doença.

Ainda não existe cura para o lúpus, somente tratamento para o controle da doença, dessa maneira. Lembrando que, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Fonte: Correio do Estado   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.