Prótese de tornozelo é solução para casos graves de artrose

As dores articulares podem chegar a 40% dos pacientes reumatológicos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia. A artrite pode ser uma das causas do desgaste da articulação (artrose) levando a quase 8% dos afastamentos do trabalho em todo o país.

A artrose tem causas diversas que vão desde a prática de esportes de alto impacto, doenças reumáticas e também a idade avançada. Sem o tratamento adequado a artrose pode evoluir para perda de cartilagem e degeneração óssea. A dor é proporcional ao grau do desgaste articular, assim como a dificuldade para executar as tarefas diárias e a consequente perda progressiva da qualidade de vida.

Nos casos em que o tratamento tradicional, com remédios anti-inflamatórios, condroprotetores e fisioterapia, não tem mais efeito, a recuperação da mobilidade articular do tornozelo em caso selecionados podem ser conseguida baseada na evolução das tecnologias médicas.

As cirurgias de implante de próteses evoluíram e estão cada vez mais modernas, hoje são consideradas pelos especialistas como  procedimentos seguros e com alta taxa de sucesso. No Brasil, a substituição da articulação afetada por uma prótese é amplamente indicada,  sendo para o tornozelo uma realidade em nosso meio.

A indicação da cirurgia da prótese de tornozelo evoluiu muito nos últimos anos, principalmente no controle de complicações. O avanço na artroplastia de tornozelo com menor agressão à parte óssea e partes moles (pele, tendões) permite ao paciente a melhora da dor e recuperação de movimentos de forma mais rápida.

A fisioterapia é fundamental para recuperação da força muscular e encurtar o tempo para a realização das atividades rotineiras. A avaliação médica da cirurgia deve ser realizada regularmente para acompanhar a evolução da prótese.

Fonte: CCR Gestão de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *