Warning: Use of undefined constant yarpp_related - assumed 'yarpp_related' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/customer/www/lupus.org.br/public_html/site/wp-content/plugins/related-posts-slider/related-posts-slider.php on line 182
Por Higia Faetusa
Estudos preliminares observados pelo Colégio Americano de Reumatologia e pela Sociedade Brasileira de Reumatologia demonstraram que tratamentos com determinados medicamentos, induzem a osteoporose.
Em edição anterior, foi comentado sobre os efeitos dos glicocorticoides, hoje acrescentamos a terapêutica de deprivação hormonal, onde drogas receptoras do hormônio liberador de gonatrofinas (GNRHa), são usadas para o tratamento de neoplasias dependentes de hormônio como as de próstata e mama e também em algumas condições benignas como a endometriose.
O estudo detectou que, homens acima de 66 anos de idade com diagnósticos de câncer de próstata apresentaram 6% mais fraturas, quando tratados com o medicamento, enquanto mulheres na pré-menopausa com câncer de mama apresentaram perda significante de massa óssea. E perda rápida e intensa de densidade de massa óssea em terapêutica prolongada com GNRHa na endometriose. Diagnóstico provocado devido ao efeito inibitório da secreção hormonal sexual ou de sua atividade, cujo principal fator é a regulação da modelação óssea.
As drogas ativas no sistema nervoso central, como anticonvulsivantes, podem promover aumento no catabolismo da vitamina D e, portanto, diminuição da absorção de cálcio e hiperparatiroidismo secundário, um problema como insuficiência renal que desequilibra as glândulas paratireoides, quanto ao controle de cálcio e fósforo no organismo.
O estudo mostrou que o uso de antidepressivos está associado ao aumento do risco de fratura no quadril em homens e mulheres acima dos 50 anos de idade. Enquanto que o uso de antipsicóticos, utilizados no tratamento da esquizofrenia, podem causar hiperprolactinemia e secundariamente diminuir os níveis de estrógeno e testosterona, apresentando riscos de fratura limitados por pequeno número de pacientes.
Anticoagulantes, como antagonistas da vitamina K, heparina e tiroxina (supressora total ou parcial do hormônio estimulador da tireoide e inibidora da recorrência de neoplasias desta glândula) foram associadas à diminuição de massa óssea.
Em um estudo observacional de quatro anos em pacientes diabéticos (tipo2) entre 70 e 79 anos, as glitazonas, cujo efeito é antidiabetogênico, mostrou perda óssea significante no corpo total, coluna lombar e trocanter (osso sustentador do glúteo médio) das mulheres, mas não dos homens.
Alguns diuréticos, principalmente os chamados de alça podem afetar a massa óssea por aumento da excreção renal de cálcio ou por alteração no ritmo de secreção do paratormônio (PTH), que atua aumentando a concentração sérica de cálcio e diminuindo a de fosfato.
Portanto, diante de tratamentos mais extensos com alguns desses medicamentos citados, há a necessidade do médico indicar e prescrever suplementação com cálcio, na forma de: vitamina D; bisfosfonatos: alendronato, risedronato, ibandronato, ácido zoledrônico; ranelato de estrôncio; raloxifeno; calcitonina ou teriparatida (PTH 1-34). Orientação que o paciente seguirá se obedecer à reavaliação detectada por exames clínicos, a fim de detectar possíveis alterações durante período constante do uso de alguns medicamentos.
This is my first time go to see at here and i am truly
impressed to read everthing at single place.
Hello I am so delighted I found your blog, I really found you by mistake, while I was looking on Bing for something else, Regardless I am here now and would just like to say thanks for a fantastic post and a all round enjoyable blog
(I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the minute
but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have
time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the awesome jo.
Very good article! We will be linking to this great content on our website.
Keep up the great writing.
Wow, fantastic weblog format! How lengthy have you been blogging
for? you made blogging look easy. The full glance of your site is magnificent, let alone
the content!
If you would like to obtain a good deal from this paragraph then you have to apply these
methods to your won webpage.
Asking questions are genuinely fastidious thing if you are not understanding
something fully, but this paragraph offers good understanding even.
Incredible! This blog looks exactly like my old one!
It’s on a entirely different subject but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!
Admiring the persistence you put into your site and detailed information you present.
It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same old
rehashed material. Great read! I’ve bookmarked your site
and I’m adding your RSS feeds to my Google account.
Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
If you know of any please share. Kudos!
Its like you read my mind! You seem to know so much about this,
like you wrote the book in it or something. I think that you could do with a few pics to drive the message home a bit, but other than that, this is excellent blog.
A great read. I will definitely be back.
I just like the valuable information you supply to your articles.
I will bookmark your weblog and test once more right here regularly.
I am moderately sure I’ll be informed many new stuff proper right here!
Good luck for the next!
Good post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon everyday.
It’s always interesting to read content from other authors and
use a little something from their web sites.