Insuficiência Renal Atinge 10% Da População Mundial

O rim é responsável pela filtragem do sangue, removendo substâncias indesejáveis do corpo como a uréia e o ácido úrico. Também é o responsável por reabsorver a albumina, o sódio, o potássio e o cálcio, substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.

A insuficiência renal atinge 10% da população mundial. A doença é a perda da funcionalidade dos rins e pode ser causada por uma série de doenças como diabetes, hipertensão arterial e infecções urinárias.

Qualquer tipo de desvio na função dos rins caracteriza um quadro da doença e somente uma análise mais profunda pode estabelecer níveis para essa insuficiência.

O grupo de maior risco é o de pessoas obesas, idosos, pacientes com diabetes, problemas cardiológicos, endocrinológicos, pneumológicos e pessoas com histórico familiar de doenças crônicas.

Os indivíduos que fazem parte do grupo de risco devem ter cuidado especial e realizar exames periódicos pelo menos uma vez ao ano para evitar complicações futuras.

Pacientes que já sofreram de insuficiência renal aguda também devem ficar atentos. O rim dessas pessoas está mais suscetível a desenvolver qualquer outra doença.

O transplante renal é o método mais eficaz para a reabilitação de pacientes com insuficiência renal crônica no estágio terminal. Todo paciente crônico pode se submeter ao procedimento, desde que apresente as seguintes condições clínicas:

• Suportar cirurgia com duração de 4 a 6 horas;

• Não apresentar lesões em outros órgãos que possam inviabilizar a operação como cirrose, câncer e acidentes vasculares;

• Não apresentar nenhum tipo de infecção ou problema imunológico .

Após a operação, o paciente inicia uma série de cuidados médicos. Exames clínicos e laboratoriais são realizados diariamente nos primeiros 20 dias, para detectar e prevenir os casos de rejeição do órgão transplantado.

Para esse tratamento é preciso estar na lista única de transplantes do Ministério da Saúde que obedece a vários critérios.

Jorge Portela é nefrologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Matéria Extraída do Metrô News, caderno Opinião de 17 de maio de 2.010.

302 thoughts on “Insuficiência Renal Atinge 10% Da População Mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.