Exercícios físicos sem acompanhamento médico podem trazer riscos à saúde

A Sociedade Paulista de Reumatologia alertou para os riscos de lesões por causa da prática inadequada de atividades físicas. Cada vez mais as pessoas se aventuram em esportes de alto impacto, como a corrida ou até mesmo alguma modalidade da moda, como o crossfit, e acabam machucadas.

Segundo o ortopedista e médico do esporte, Fábio Castello Branco, a pessoa precisa preparar o corpo para o tipo de atividade que deseja começar. Por isso, é fundamental que antes de iniciar exercícios físicos, as pessoas procurem um especialista na área.

A diretora científica da Sociedade Paulista de Reumatologia, Karina Bonfiglioli, chamou a atenção para os tipos de lesões que podem aparecer se o exercício for feito sem acompanhamento médico: “As lesões mais comuns que nós observamos são tendinites, bursites, lombalgias e até as mais complexas como fraturas de estresse, lesões ligamentares e até luxações articulares”.

É importante ressaltar que os benefícios da atividade física são essenciais para a saúde física e mental. O Brasil é o país com maior índice de sedentarismo na América Latina, onde 47% da população não praticam atividade física suficiente para se manter saudável, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde.

A recomendação da OMS é a prática de, no mínimo, 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana, e pelo menos, dois dias de fortalecimento muscular, como a musculação.

Fonte: Jovem Pan Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *