Entenda O Que É Linfoma, a doença de Gianecchini

Há cerca de 20 dias o ator Reynaldo Gianecchini recebeu o diagnóstico de linfoma não-Hodgkin. Internado no Hospital Sírio Libanês, Gianecchini iniciou ontem o tratamento quimioterápico para combater a doença. Mas, afinal, o que é linfoma e qual a diferença entre o caso do ator e da presidenta Dilma Rousseff há quase um ano?

O hematologista do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, Rodrigo Santucci, esclarece que linfoma é um tipo de câncer que acomete o sistema linfático, responsável pela defesa imunológica do organismo. Por isso, se manifesta nos gânglios produtores de anticorpos. “Com a doença, as células desse sistema começam a se multiplicar e os gânglios começam a crescem progressivamente”, disse o médico.

Segundo Santucci, esses gânglios estão presentes especialmente no fígado, no baço, no abdômen, nas axilas, na virilha, no pescoço, nas amígdalas e na medula óssea, mas a doença pode ser associada a outros sintomas como o suor frio à noite, febre, coceira pelo corpo e emagrecimento.

“Os gânglios normalmente apresentam crescimento moderado quando o organismo combate algum tipo de infecção, como de garganta, mas o aumento sem causa, associado ou não a outros sintomas, já é motivo para se procurar um hematologista”, ressaltou.

A doença de Gianecchini x tumor vencido pela presidenta

O hematologista Rodrigo Santucci lembra que, apesar de Reynaldo Gianecchini ter sido diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, assim como a presidenta Dilma Rousseff, ambos não compartilham a mesma evolução da doença, uma vez que esse tipo de câncer linfático apresenta mais de 50 manifestações diferentes, que variam em expectativa de cura e de evolução, algumas lentas e outras mais rápidas e agressivas, como no caso do ator.

Apesar de nos últimos 25 anos, segundo pesquisa realizada pelo Instituo Nacional do Câncer, o número de casos ter praticamente duplicado, particularmente entre pessoas acima de 60 anos, a manifestação que acomete Gianecchini geralmente atinge adultos jovens, e não tem relação hereditária comprovada.

Cura depende do tipo de linfoma não-Hodgkin

E a pergunta que não quer calar é: Gianecchini será curado? Em se tratando de cura, ela é completamente possível para alguns indivíduos, entretanto, para outros o tratamento será feito por toda a vida, e alivia os sintomas por muitos anos. “A probabilidade de cura ou de sobrevida prolongada depende do tipo de linfoma não-Hodgkin e do estágio da doença no momento do início do tratamento”, ressalta o hematologista Eliseo Joji Sekiya.

De acordo com o hematologista Rodrigo Santucci, o ator deve permanecer internado e passar por quimioterapia em alta dose por cerca de sete meses.

A recuperação depende da forma como cada organismo reage. Com os avanços da quimioterapia combinada, a probabilidade de cura completa aumentou para o total de 60% para os indivíduos com doença avançada.

————————————-
Laís Domingues.
Matéria Extraída do Jornal Metrô News, Caderno Saúde&Você, de 24 de agosto de 2.011. 

143 thoughts on “Entenda O Que É Linfoma, a doença de Gianecchini

  1. Silvia says:

    Minha mãe foi diagnosticada com linfoma de não hogkin de alto grau. Estou com medo da quimioterapia, ela tem 57 anos não tem febre e está muito bem.
    Quantas sessões ela irá precisar?
    E o que posso fazer para melhorar a alimentação dela?

  2. Thaynara says:

    Há mais de um ano atraz, descobri um linfonodulo aumentado na minha axilas! Não sentia for… Achei que poderia ser uma infecção. Tomei alguns remédios e ele não desapareceu, passou alguns meses observei que surgiram vários outros linfonodulos no local e na minha outra axilas. Mas meus país tem medo de levar isso adiante! Hoje estou com mãos de 14 linfonodulos! Nas axilas, pescoço e virilha! Não sei o que fazer!

    • Alessandra says:

      você precisa ir ao médico especialista, procure um hematologista ou oncologista… somente exames detalhados podem ajudar no diagnóstico, independente do que seja, quanto antes melhor.. fé em Deus e boa sorte 🙂

  3. Sid says:

    Minha mãe tem 8 dias que recebeu o resultado e deu essa doença. ..ela de vez enquanto solta um líquido amarelo pelo nariz SÓ de um lado.
    Alguém pode me explicar mas sobre isso é o por que? ??

  4. Dulcinéia says:

    Boa tarde; gostaria de saber se esse linfoma( nodulo) nas axilas ou pescoço é perceptível? Pois tenho suor noturno mas esses nódulos não percebi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *