Crise dos Remédios de Lúpus

🏥❌💊DESCASO:*
*Pacientes de lúpus estão sem remédio há mais de três anos.*
*🏥❌💊Medicações estão previstas no orçamento dos governos estadual e federal, mas devido à má gestão da Sesau, os remédios não chegam aos pacientes, diz reumatologista.*
🗞Por Folha Web
10/09/2018 🏥❌💊A vice-presidente da APL-RR, Ildelene da Silva Ferreira, foi diagnosticada com a doença há 8 anos (Foto: Diane Sampaio – FolhaBV)
LEO DAUBERMANN
Colaboradora da Folha
🏥❌💊Em Roraima, portadores de lúpus que necessitam do tratamento da rede pública enfrentam um drama. Há mais de três anos o governo do estado não fornece os medicamentos básicos, de uso contínuo, como reuquinol (hidrocloroquina) de 400 mg e azatioprina de 50 mg. Já a ciclofosfamida de 1000 mg, medicamento usado para os casos mais graves (quimioterapia), está em falta há dois anos. A doença autoimune não tem cura, mas pode ser controlada com uso de medicamentos.
🏥❌💊A denúncia partiu da vice-presidente da Associação de Pacientes de Lúpus do Estado de Roraima (APL-RR), Ildelene da Silva Ferreira, diagnosticada com a doença há 8 anos.
“🏥❌💊As pacientes que deram entrada no HGR (Hospital Geral de Roraima) nesse período e precisaram fazer uso do ciclofosfamida, só obtiveram o medicamento porque a associação comprou com recurso próprio ou por meio de doações de pessoas sensibilizadas com a causa, porque se dependesse do estado essas pacientes teriam morrido”, disse.
🏥❌💊Além da falta da oferta na rede pública, também há o problema do alto custo dos remédios na rede privada. A ciclofosfamida custa R$ 890, cada caixa contém dez ampolas que podem ser administradas uma a cada mês, de forma injetável e similar ao tratamento de quimioterapia. No entanto o remédio é de uso hospitalar, e só pode ser vendido para pessoa jurídica da área médica.
🌺👩🏻‍💻https://www.folhabv.com.br/noticia/Pacientes-de-lupus-estao-sem-remedio-ha-mais-de-tres-anos/43720
.
Então, gente… quando vou à farmácia e deixo todo mês cerca de um salário-mínimo lá, me pergunto como as pessoas que não têm condições fazem para tratar o lúpus. Se eu dependesse do governo, sabe lá Deus…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *