Carnaval na luta contra o câncer peniano

Por Higia Faetusa

 

O feriado de Carnaval é sinônimo de alegria, muita diversão e há anos excesso de liberação sexual, já fazendo parte do hábito social das pessoas que redirecionaram a motivação comemorativa para o descuido pessoal.

Homens e mulheres na ânsia de curtir ao máximo esta festividade saem instintivamente à caça, misturando bebida, às vezes drogas, alimentação pouco saudável e nenhuma conscientização dos perigos a que estão expostos.

Este pensamento não vem somente das classes inferiores ou dos ditos mal esclarecidos, pois grande parte da população tem conhecimento de que existam 43 milhões de pessoas vivendo com AIDS no mundo. Além da estimativa de que 10 a 20% da população adulta sexualmente ativa tenha infecção por HPV (sigla em inglês para vírus do papiloma humano), Os jovens representam o grupo com o maior número de infectados, chegando a taxas de 46% em mulheres de 20 a 30 anos e sendo responsável por 98% dos casos de câncer de colo de útero, a segunda neoplasia mais frequente entre as brasileiras.

Porém, a relação entre o vírus e os casos de câncer de pênis começa a ser comprovada graças a um estudo brasileiro feito por pesquisadores do Hospital A. C. Camargo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Hospital de Câncer de Barretos, que identificaram em 42 pacientes, diagnosticados com  câncer peniano alterações genéticas semelhantes às que o HPV provoca em mulheres com câncer de colo uterino.

 Segundo Ariane Fidélis Busso, autora da pesquisa, “assim como ocorre nos casos de câncer de colo (útero), observamos que o HPV está associado a alterações de genes do sistema imune e de resposta inflamatória nos homens com câncer de pênis”,uma doença de tratamento delicado, sendo muitas vezes necessária a amputação do órgão.

Por sua vez, Aguinaldo Cesar Nardi, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, ressalta que simples hábitos de higiene pessoal e cuidados preventivos como o uso de preservativos durante as relações sexuais, podem diminuir a incidência das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Por isso não deixe de se divertir com consciência e proteção à sua saúde.

131 thoughts on “Carnaval na luta contra o câncer peniano

  1. Pingback: plytki

  2. Pingback: attorneys

  3. Pingback: law firms

  4. Pingback: Bespoke Furntiture UK

  5. Pingback: 1tb portable hard drive

  6. Pingback: cool springs tn dentist

  7. Pingback: swimming pool enclosures

  8. Pingback: Kensington Hotel

  9. Pingback: joe rocket motorcycle jacket

  10. Pingback: how to attract men

  11. Pingback: Bed And Breakfast in Cannock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.