Amaranto: Fonte de Cálcio e Proteínas


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Cereal originário da América pré-colombiana e conhecido como o feijão dos Andes, há menos de dez anos, o amaranto é cultivado no cerrado brasileiro. Rico em vitaminas (principalmente A e C) e minerais, como o cálcio, ferro, zinco e potássio, o grão é considerado um cereal nobre.

Segundo o agrônomo e pesquisador, José Carlos Sphear, o percursor da pesquisa do amaranto no Brasil, o grão possui duas vezes mais proteínas que o trigo comum, o equivalente a dois terços da encontrada no nosso feijão, além de ter em sua composição química aminoácidos semelhantes a do arroz.

A grande concentração de cálcio no amaranto torna-o substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. Uma porção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase o dobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras, o que contribui para a diminuição do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose.

O óleo de amaranto é poliinsaturado, encontrado principalmente no germe da semente, e rico em ácido linoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no processo antiinflamatório do organismo.

Por não conter glúten, o amaranto serve como opção nutritiva no cardápio dos celíacos e atua no controle da glicemia em diabéticos.

Suas propriedades naturais incluem ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico.

Comercializado em lojas especializadas em produtos naturais, o grão pode ser consumido cru, processado ou moído. Utilizado na gastronomia como ingrediente de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e ainda, como pipoca, é encontrado, também, na forma de flocos naturais para ser ingerido com frutas e iogurtes.

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