Amaranto: Fonte de Cálcio e Proteínas

Cereal originário da América pré-colombiana e conhecido como o feijão dos Andes, há menos de dez anos, o amaranto é cultivado no cerrado brasileiro. Rico em vitaminas (principalmente A e C) e minerais, como o cálcio, ferro, zinco e potássio, o grão é considerado um cereal nobre.

Segundo o agrônomo e pesquisador, José Carlos Sphear, o percursor da pesquisa do amaranto no Brasil, o grão possui duas vezes mais proteínas que o trigo comum, o equivalente a dois terços da encontrada no nosso feijão, além de ter em sua composição química aminoácidos semelhantes a do arroz.

A grande concentração de cálcio no amaranto torna-o substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. Uma porção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase o dobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras, o que contribui para a diminuição do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose.

O óleo de amaranto é poliinsaturado, encontrado principalmente no germe da semente, e rico em ácido linoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no processo antiinflamatório do organismo.

Por não conter glúten, o amaranto serve como opção nutritiva no cardápio dos celíacos e atua no controle da glicemia em diabéticos.

Suas propriedades naturais incluem ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico.

Comercializado em lojas especializadas em produtos naturais, o grão pode ser consumido cru, processado ou moído. Utilizado na gastronomia como ingrediente de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e ainda, como pipoca, é encontrado, também, na forma de flocos naturais para ser ingerido com frutas e iogurtes.

35 thoughts on “Amaranto: Fonte de Cálcio e Proteínas

  1. Pingback: Pikalaina

  2. Pingback: hiroads

  3. Nilce Venâncio de Moraes says:

    Sou Portadora do Lupus Sistemico Erimatoso há 11 anos, tenho sofrido muito com dores no joelho e nas juntas, sou funcionária pública federal,na função de escrivã de polícia, gostaria de ssber o que devo fazer para viver um pouco melhor e sem dor. Por favor me ajude. gostaria de saber se já existe alguma Lei ou Jurisprudência que amapara os portadores do Lupus? aguardo uma resposta.

      • Vera says:

        Olá Nilce
        Meu nome é Vera, tenho o LES cutâneo a 3a e meio.
        Também estou procurando alguma lei q dê um amparo p/ os portadores do LES, por enquanto não tem nada aprovado.
        Está difícil até prá conseguir um benefício, pois o LES no meu caso,não é uma deficiência aparente,mas não posso sair no sol em horário nenhum pois aparecem lesões na pele.
        Vou me manter informada sobre tudo q diz respeito ao LES e assim passando a outros portadores.
        O q nos ajuda e muito é a Fé.

        Abraço
        Fique c/ Deus

  4. maria says:

    oi, sou Maria José, portadora do lupus a 13 anos por causa do Lupus já tive uma encefalite. Fiquei 48 horas em coma tambem sofri um derrame do lado esquerdo tudo isso consequência do lupus como se não bastasse, esta descalcificando meus ossos de dentro para fora. Sofro muitas dores e não posso trabalhar. Por favor, me ajude indicando alimentos ricos em cálcio, pois o cálcio em capsulas não posso tomar estou sofrendo muito tem semanas que não ando.

  5. Vera says:

    Olá Maria José
    Alimentos ricos em calcio podem ser verduras, a couve, brócolis, escarola,frutas como a laranja,
    mixirica.
    Vou procurar mais informações sobre alimentos c/ cálcio e envio p/ vc.

    Um abraço
    Fique c/ Deus

  6. maria says:

    Ola tenho uma filha que esta com lupus, descobrimos há 3 anos e 9 meses, no momento esta controlado, ela vai tomar a segunda dose de mabithera retuxmabe,ela esta melhorando quase não tem dores.

    • MARIA says:

      OLA BIA! É UM MEDICAMENTO QUE A PRESIDENTE DILMA USOU CONTRA O CANCER, RETUXMAB-MABITERA. FOI O MÉDICO DELA QUE RECEITOU ELA TOMA A CADA 6 MESES E GRAÇAS A DEUS TA DANDO CERTO ELA ESTA BEM MELHOR.
      DA UMA PESQUISADA, E FALA COM O SEU MEDICO A RESPEITO DO MEDICAMENTO, DERREPENTE ELE TEM UM PARACER A FAVOR OU NÃO, DAI VC ME FALA A RESPOSTA DELE, COMBINADO?
      ABRAÇOS E MELHORAS MIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.