Nove sintomas de lúpus que jamais podem ser ignorados pelas mulheres


Warning: Use of undefined constant yarpp_related - assumed 'yarpp_related' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/customer/www/lupus.org.br/public_html/site/wp-content/plugins/related-posts-slider/related-posts-slider.php on line 182

O lúpus é uma doença auto-imune crônica que afeta mais mulheres do que homens e que coloca o corpo num estado de reação brutal. A doença afeta o sistema imunológico, o que faz com que ataque o próprio organismo, provocando uma série de inflamações e consequências na pele. Mais ainda, os órgãos também são afetados com a condição.

Embora a causa do lúpus ainda não seja conhecida, existem alguns sinais emitidos pelo próprio corpo e que podem indicar o aparecimento da doença, cujo diagnóstico acontece geralmente em mulheres entre os 15 e os 34 anos.

À revista Self, o médico Jill Buyon fala dos sintomas que as mulheres jamais devem ignorar e que devem ser avaliados por um médico especialista capaz de despistar a possibilidade de se tratar de lúpus ou não.

1. Inchaço e dor nas articulações

Esta situação é mais comum de manhã e caracteriza-se por uma sensação de rigidez, especialmente nos pulsos e nos dedos. Muitos médicos confundem este sintoma com artrite reumatoide, mas a verdade é que no caso do lúpus a dor pode acontecer apenas numa mão e não nas duas, como é geral nos casos de artrite.

2. Erupção no rosto

Quando a luz solar é a causa de uma certa irritação no rosto, podemos estar perante um sinal de lúpus, como explica o médico. Salientando que a erupção pode começar na ponta do nariz, passar para as maçãs do rosto e chegar à zona do maxilar, como se desenhasse uma borboleta.

3. Retenção de líquidos e sangue na urina

Como diz a publicação, os problemas renais são uma constante nos casos de lúpus, podendo ocorrer quando o estado da doença já se encontra num estado grave.

4. Dor no peito

Uma vez que não afeta apenas a pele e que pode ser altamente nociva para os órgãos, o lúpus é ainda capaz de interferir com o estado dos pulmões, causando uma sensação intensa de falta de ar, dor e fluxo sanguíneo interrompido.

5. Fadiga

Este é o sintoma que mais facilmente é confundido com outras doenças, porém, é também o sinal que o corpo dá e que, em conjunto com outros acima mencionados, pode ajudar a um diagnóstico mais rápido.

6. Perda de cabelo

A calvície inesperada numa mulher pode ser um dos sinais mais claros desta doença autoimune.

7. Feridas na boca

Segundo o médico, uma pessoa com lúpus desenvolve facilmente feridas indolores no céu da boca.

8. Convulsões e perda de memória

O lúpus também pode afetar o cérebro e, por isso, todos os episódios de perda de memória jamais devem ser ignorados, incluindo os casos de desorientação ou tendência para a psicopatia.

9. Problemas de saúde mental

Da já mencionada psicopatia, à depressão ou ansiedade, passando por pensamentos assustadores ou negativos… o lúpus pode mexer e muito com a saúde mental de uma pessoa, embora estes sinais sejam os mais difíceis de relacionar com a doença no seu estado inicial.

Fonte: Noticias ao minuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.