facebook twitter youtube

Auto-Ajuda

A foto mostra as cenas exibidas por emissoras de televisão de todo o mundo em 4 de junho de 1989. Na data estudantes chineses que faziam um protesto na Praça Celestial foram violantemente reprimidos pela polícia e muitos deles (centenas ou milhares a depender das fontes) foram mortos. O Massacre da Praça de Tiananmen teve como ponto alto a atitude de um estudante que valentemente se postou em frente a um tanque de guerra, desafiando o poderio militar. Essa é a cena que emocionou o mundo e a foto destaca. O manifestante anônimo foi eleito pela TIME uma das personalidades mais influentes do século XX.

A palavra atitude é de derivação latina aptitudiem e francesa attitude, cujo sinônimo representa o modo de ter o corpo; postura. Norma de proceder ou ponto de vista, em certas conjunturas. Propósito ou significação de um propósito. A psicologia diz que é a tendência a responder, de forma positiva ou negativa, a pessoas, objetos ou situações. A sociologia diz que é a tendência de agir de uma maneira coerente com referência a certo objeto.

Atitude é a intenção de fazer ou mudar algo, já a ação é o comportamento para a realização. A intenção pode ou não ser realizada.

A atitude pode ser através de um raciocínio consciente de um fato real, ou um sentimento emocional ou ainda a intenção de comporta-se com uma pessoa. Atitude surge de dentro para fora, devemos saber que as mudanças sempre irão ocorrer, para isso é preciso estar aberto para elas, adaptar-se às mudanças exige muitas vezes mudarmos as nossas idéias e teorias. Atitude é não ter medo do novo, de correr risco, é entender que podemos recomeçar quantas vezes for necessário para o nosso sucesso.

Ter atitude exige aprendermos a modificar ou substituir nossos princípios, ela nasce de um processo conjunto da soma de resultados de nossas próprias experiências, tendências, observações das reações e dos resultados de outra pessoa a uma situação específica.

Devemos ter coerência em nossas atitudes, pois irão gerar novos comportamentos. Precisamos ter coragem para refletir, se sensibilizar e se conscientizar, ou seja, é necessário estarmos com o coração e principalmente a mente abertos para agregar o conhecimento que adquirimos. Ter atitude é ter coragem para agir e mudar o que preciso for.

Muitas das nossas atitudes são reflexos do que convivemos em nossas vidas, ou seja, uma reprodução das atitudes de nossos avôs, pais, amigos, do nosso círculo religioso e de relacionamento.

Ter atitude é preciso ter certeza que podemos executar algo e não ter dúvida se somos capazes para tal responsabilidade, é não deixar que a dúvida paralise o seu destino, siga a razão para tudo se tornar possível. O fracasso não pode estar presente em nossas mentes, busque sempre o sucesso, através da sua auto-afirmação, procure sempre andar com fé para que o medo não te alcance.

Ter atitude é nunca desistir dos seus sonhos, problemas sempre irão existir, mas faça deles desafios para você conquistar seus objetivos, então não há motivos para você desistir ou julgar inferior a ninguém, não permita que pensamentos negativos entrem na sua mente, deixe apenas que a determinação de vencer faça parte dos seus pensamentos, pois assim será um grande vencedor.

Ter atitude é refletir, encontrar novos caminhos e comportamentos, para o enfrentamento das situações que se apresentar, devemos fazer tudo isso como uma oportunidade para o nosso crescimento, utilizando para isso muito sorriso, pois a felicidade será o nosso grande combustível, tendo como rumo a determinação, coragem, confiança e paciência.

Ter atitude é reconhecer seus erros, é pedir perdão, é agir com humildade, é ajudar as pessoas, é saber ser ajudado, é não ter preconceito.

Para ter atitude é necessário ter sonhos, superar a si mesmo, com consciência, respeito e coragem, para encerrar fica duas mensagens:

1) Atitude:
“Quando sua atitude é elevada, o mundo também será visível como sendo elevado, porque sua atitude tem uma conexão com sua visão e ações. Qualquer coisa boa ou má é primeiro incutida na sua atitude, e então ela entra em suas palavras e ações. O serviço especial de transformação do mundo também acontece através de sua atitude pura. Você cria as vibrações e a atmosfera através dessa atitude.”

Brahma Kumaris

2) O Espetáculo da Vida:
Que você seja um grande empreendedor.

Quando empreender, não tenha medo de falhar.

Quando falhar, Não tenha receio de chorar.

Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue.

Dê sempre uma nova chance para si mesmo.

Encontre um oásis em seu deserto.

Os perdedores veem os raios.

Os vencedores veem a chuva e a oportunidade de cultivar.

Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos.

Os vencedores começam tudo de novo.

Saiba que o maior carrasco do ser humano é ele mesmo.

Não seja escravo dos seus pensamentos negativos.

Liberte-se da pior prisão do mundo: o cárcere da emoção.

O destino raramente é inevitável, mas sim uma escolha.

Escolha ser um ser humano consciente, livre e inteligente.

Sua vida é mais importante do que todo o ouro do mundo.

Mais bela que as estrelas: obra-prima do Autor da vida.

Apesar dos seus defeitos, você não é um número na multidão.

Ninguém é igual a você no palco da vida.

Você é um ser humano insubstituível.

Por isso, Augusto Cury, deseja que você.

Jamais desista das pessoas que ama.

Jamais desista de ser feliz.

Lute sempre pelos seus sonhos.

Seja profundamente apaixonado pela vida.

Pois a vida é um espetáculo imperdível.

Augusto Cury

Fonte de Pesquisa:

Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
Editora Melhoramentos Ltda

Mensagens:
1) Atitude: Brahma Kumaris.
2) O Espetáculo da Vida: Augusto Cury no livro Revolucione Sua Qualidade de Vida, Navegando nas águas da emoção da Editora Sextante.


Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, realizado em Los Angeles, na maratona feminina, um exemplo marcante aconteceu com a 37ª colocada, a suíça radicada nos Estados Unidos Gabriela Andersen-Scheiss que, completamente desidratada e desorientada pelo esforço no calor, exausta se arrastou por toda a pista de atletismo. Proporcionou uma das cenas mais lindas e marcantes das maratonas de todos os tempos, quando deu a última volta no Estádio se arrastando, sem rumo, sem noção, mas atingiu o seu objetivo até cair desacordada nos braços dos médicos sobre a linha de chegada. Todos que já viram esta cena jamais se esquecerão. O fato é considerado, até hoje, um dos maiores exemplos de superação, perseverança e garra.

A palavra superação é de derivação latina superatione, cujo sinônimo representa o ato ou efeito de superar. Superar por sua vez significa o ato de ficar superior a alguma coisa. A palavra ação é o resultado de uma força física ou moral. Entendendo o significado da palavra superação, chegamos que ela representa para o ser humano um obstáculo vencido ou um desafio conquistado, mesmo com dificuldades.

O comportamento do ser humano passa por grandes alterações quando enfrenta situações que envolvem morte de pessoas queridas, saúde, emprego, entre outras emoções que provocam a tristeza.

Superação é poder usar as ferramentas que você tem em suas mãos, para enfrentar da melhor forma possível determinada situação do(s) desafio(s) apresentado(s) em sua vida, independente do que achem ou falem a seu respeito, é ir além do que as pessoas pensam que somos capazes.

Superação é mudarmos o modo de como estamos vendo ou enfrentando determinada situação, ou seja, deixar que a tristeza te atinja, começar a sorrir em vez de se lamentar, brincar no lugar de chorar e se ajudar em vez de esperar que alguém te ajude.

O impossível está ao lado da nossa força de superação. A fé é a superação da nossa força, é o consciente em realizar algo, a partir do momento que nos superamos algo impossível se realiza. A motivação é um processo muito importante para alcançarmos a superação que pretendemos.

Para começarmos qualquer superação precisamos primeiramente termos conhecimento sobre quem realmente somos, qual a motivação que temos para aquele problema (desafio) que estamos passando, seja ele ligado a nossa saúde, família, relacionamento, trabalho e assim vai. Como exemplo, podemos citar um problema financeiro, é necessário refletir porque estamos endividados e é algo que sempre encontramos resposta. Normalmente chegamos à conclusão que estamos gastando mais do que ganhamos, então para atingirmos a superação precisamos estudar os nossos gastos, quais são necessários e quais não são. Após analisarmos e vermos que se estamos nessa situação por conta de gastos desnecessários o corte é a única saída para resolver o problema, às vezes fazermos acordos financeiros para começarmos a pagar o saldo negativo de nosso orçamento.

Mas o problema pode ter sido por conta de termos emprestado o nosso nome a terceiros e esse não pagou o que deveria, ou ainda por ter ficado desempregado, entre outros motivos. Em todos é necessário conhecermos os nossos direitos, estudar novamente o nosso orçamento e adequar à nova realidade. A superação de tudo irá iniciar mediante ao seu trabalho, conhecimento, esforço e dedicação, não agindo por precipitação.

Toda superação exige um novo comportamento seu, a reflexão é sempre necessária, no caso de saúde, por exemplo, se faz necessário novos cuidados na sua qualidade de vida, seja alimentação, emocional, entre outros. Viver obriga a nos superarmos sempre, independente do que estivermos vivendo, sendo preciso muito comprometimento com o que estivermos fazendo.

Para superarmos o que se faz necessário, muitas vezes precisamos aprender a deixar o orgulho de lado, termos humildade, renovar o nosso conhecimento para ampliarmos a nossa reflexão, termos atitudes, aceitar conselhos de pessoas que já superaram o que precisamos enfrentar.

Você é um vencedor, basta superar seus desafios, fica uma linda mensagem sobre superar:

“A nossa alegria supera nossa tristeza,

Nosso consolo supera nossa dor,

Nossa fé supera nossa dúvida,

Nossa esperança supera nosso desespero,

Nosso entusiasmo supera nosso desânimo,
Nosso sucesso supera nosso fracasso,

Nossa coragem supera nosso medo,

Nossa força supera nossa fraqueza,

Nossa perseverança supera nossa inconstância,

Nossa paz supera nossa guerra,

Nossa luz supera nossa escuridão,

Nossa voz supera nosso silêncio,

Nossa paciência supera nossa impaciência,

Nosso descanso supera nosso cansaço,

Nosso conhecimento supera nossa ignorância,

Nossa sabedoria supera nossa tolice,

Nossa vitória supera nossa derrota,

Nossa ação supera nosso tédio,

Nosso ganho supera nossa perda,

Nossa resistência supera nossa fragilidade,

Nosso sorriso supera nosso choro,

Nossa gratidão supera nossa ingradidão,

Nossa riqueza supera nossa pobreza,

Nosso sonho supera nossa realidade…

Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo!

Pr. Edilson Ramos

Fonte de Pesquisa:
Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
Editora Melhoramentos Ltda

Mensagem: do Pastor Edilson Ramos.

A criação desse tópico tem como missão juntar pessoas com todos os tipos de condições de saúde, dando apoio e cooperação para o desenvolvimento da autoconfiança, facilitando o amadurecimento, bem como a sua independência. Os textos oferecem oportunidades de amizade, união, felicidade, amor e conscientização. Como sabemos a internet no momento é uma ferramenta inestimável para a popularização do autoconhecimento, atingindo uma grande escala de forma gratuita.

Inicialmente estamos desenvolvendo 11 subtópicos de auto-ajuda, sendo que 02 já estão publicados, os demais em breve estarão disponíveis ao acesso de todos. Se você tiver o interesse sobre um novo tema ou algum texto para ser publicado, nos envie um email com sua sugestão, para nossa análise.