facebook twitter youtube
Acompanhe:

RESULTADO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO LÚPUS EM DISCUSSÃO

1 comentário
RESULTADO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO LÚPUS EM DISCUSSÃO
Saiba na íntegra como foi a Audiência Pública no Senado com o tema em atenção ao lúpus.

O lúpus é uma doença autoimune – quando o corpo produz anticorpos contra si – e que afeta 150 em cada 100 mil brasileiros. O desconhecimento dos sintomas pela população, a falta de preparo das equipes de saúde primária para o diagnóstico, e as dificuldades de acesso a medicamentos modernos e tratamento adequado, principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são alguns dos principais problemas enfrentados pelos doentes. O tema foi discutido em audiência pública da Comissão de Educação, nesta quinta-feira (28).

Carlos Eduardo Tenório, representante da Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos (Anapar) é um exemplo dos transtornos causados por essas falhas. Dos 13 aos 32 anos peregrinou em busca de tratamento sem que os médicos desconfiassem de sua condição, mesmo vivendo em São Paulo. Foram 19 anos que “trouxeram sequelas irreversíveis”, afirmou.

Depois de diagnosticado, o tratamento prolongado com o corticoide, medicamento temido por seus efeitos colaterais, trouxe mais problemas ainda, levando-o pouco tempo depois a uma aposentadoria por invalidez.

Saiba mais pela fonte:

  1. rixardo amorim disse:

    Esses projetos leis são tão morosos que até chegar a votação são vetado!
    Como a PL 4703/2012 q aposto q nunca sairá do papel!
    Os políticos estão pouco se importando com os portadores de Lupus!

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*