facebook twitter youtube
Acompanhe:

LÚPUS: DOENÇA INFLAMATÓRIA CRÔNICA DE ORIGEM AUTOIMUNE

48 comentários

Por Higia Faetusa

 

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja, o sistema imunológico, responsável pela produção de anticorpos (defesa) e organização dos mecanismos de inflamação, ataca o próprio organismo.

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo ou discoide, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas, daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e nos braços); e o sistêmico, no qual  um ou mais órgãos internos são acometidos.

Os sintomas podem surgir isoladamente, ou em conjunto, as manifestações mais comuns são fadiga, febre, emagrecimento, perda de apetite, sensibilidade ao sol (fotossensibilidade), inflamações na pele, articulações (dores e inchaços nas juntas), rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e o coração (pericárdio). Algumas vezes apresentam linfonodos aumentados (gânglios/ ínguas). Esses sintomas podem ocorrer ao mesmo tempo ou de forma sequencial.

O diagnóstico depende do reconhecimento pelo médico de um ou mais sintomas, pois não existe um exame 100% específico para a detecção do lúpus eritematoso sistêmico (LES). O exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite um diagnóstico mais certo. Outros testes laboratoriais como os anticorpos anti-Sm e anti-DNA são muito específicos, mas ocorrem em apenas 40% e 50% das pessoas com LES. Ao mesmo tempo, alguns exames de sangue e/ou de urina podem ser solicitados para auxiliar não no diagnóstico do LES, mas para identificar se há ou não sinais de atividade da doença.

O tratamento deve ser individualizado, conforme o tipo de manifestação apresentada e inclui medicamentos para regular as alterações imunológicas do LES e para regular outras que a pessoa apresente em consequência da inflamação causada pelo LES, como hipertensão, inchaço nas pernas, febre, dor etc. Os medicamentos que agem na modulação do sistema imunológico no LES incluem os corticoides (cortisona), os antimaláricos e os imunossupressores, em especial a azatioprina, ciclofosfamida e micofenolato de mofetil, além do uso dos fotoprotetores que devem ser aplicados diariamente em todas as áreas expostas à claridade.

O acompanhamento médico constante e a disciplina do paciente quanto ao uso da medicação prescrita devem ser considerados como primordiais no tratamento do lúpus. Quanto ao tempo de duração do tratamento não há como ser estipulado, pois o LES, ou apenas lúpus, é uma doença crônica, assim como são a hipertensão, diabetes, várias doenças intestinais, alergias e outras doenças reumatológicas.

Como o lúpus intercala fases ativa e de remissão (não ativa da doença), a pessoa com lúpus deve ter cuidados especiais com a saúde. Inclusas atenção com alimentação, higiene (diminuição do risco de infecções), evitar estresse, uso de anticoncepcional a base de estrogênio, cigarro, além de manter uma atividade física, preferencialmente aeróbia, para o controle da pressão, da glicose no sangue, e da qualidade dos ossos.

  1. gostaria de saber mais sobre a dieta

    • gostaria de saber o que eu não posso comer ou o que pode me fazer mal.
      Marcella

      • Visite o meu blog:www.viver-bem-a-vida.blogspot.com.br, lá tem a dieta ortomolecular da Raphaela. Tira todos os alimentos inflamatórios

      • Olá,sou cenira aos 10 anos decobri que tenho lupos,começou com umas manhas preta na minha pela… quando eu descobri eu fiquei deprimida essa doença mudou radicalmente aminha vida nâo sou mais uma menina feliz.fico constangida quando alguém me pergunta o que me aconteceu na cara na escola fico isolada não porque eu quero mais porque sou diferente…essa duença deixou-me sem a minha felicidade.eu queria saber se ha possibilidade de fazer uma plástica na cara? obrigada

        • mauro paz disse:

          Acho que você deve se preocupar com o que você´precisa para viver bem com você, e não com o preconceito. Você é a pessoa mais importante para quem te ama.

      • Lurdes todescatto disse:

        Meu amor não desanime isso vai passar eu já fiquei muitas vezes com o rosto horrível e sempre melhoro,tenha fé e tdo vai passar vc vai continuar sendo a menina linda que com certeza vc é.Um gde bj

        • Olá a todos, trabalho em uma empresa que tem autorização do ministério da saúde comprovando a eficácia dos nossos produtos, portanto pessoas que já utilizaram o produto teve uma melhora muito grande no LUPUS, FRIBROMIALGIA, EPLEPSIA e muitos outros benefícios que nosso produto tem a capacidade de fazer, quem estiver interessado de conhecer os produtos podemos marcar uma visita para nos conversar pessoalmente e você conhecer nossos aparelhos, se não obtiver melhoras em 3 meses devolvemos o dinheiro.
          entre em contato pelo Tel: 11 98961-8113

  2. Sugiro que entre no ícone Lúpus da primeira página do site, siga até a parte dois e acesse o item alimentação, lá terá um apanhado completo.

  3. rosana santos disse:

    descobri que tenho lupus em dezembro , e atingiu minas articulações me diexando com or nervos dos pés rígidos.
    quero saber se poderei voltar a andar como antes
    ou se devo me aposentar ou se tenho direito a gratuidade nos ônibus pois é longa a procura de tratamento

    • Sim, por um período as articulações podem perder seus movimentos, mas com o tempo elas podem retornar ao normal. Neste período é importante se fazer fisioterapia, acupuntura, hidroterapia/ hidroginastica.
      *Informações de Carlos Eduardo

  4. rosana santos disse:

    o que devo fazer,pois estou sem saber como agir diante a doença

    • Quanto a se aposentar, atente para o seu bem estar em primeiro lugar, pois os prazeres e realizações profissionais não devem ser deixados de lado.

      Carteira de Passageiro Especial (Bilhete Único Especial)

      As pessoas que têm direito à Carteira dePassageiro Especial são os deficientes mentais, visuais e deficientes físicos,incluindo os portadores de algumas doenças reumáticas consideradasincapacitantes como: artrite reumatóide; lupus e espondilite anquilosante.Entretanto há algumas exigências de acordo com os CIDs relacionados no SPTRANS.

      A eles é garantido o direito de isenção dopagamento da tarifa nos ônibus urbanos, intermunicipais, metrô e CPTU, deacordo com algumas regras, que esporadicamente sofrem alterações.

      Os interessados em obter a Carteira devem procurar o Posto de Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8hàs 16h, nas Subprefeituras.

      Fonte: http://www.sptrans.com.br

  5. A minha namorada tem descobriu que tem lupos, ela se cuida bem, mas eu queria saber se essa doença tem cura, ou só ha o tratamento para controla-la ?

    • infelizmente nao tem cura tem tratamento mas se tomar os cuidados exigidos tem como viver uma vida normal com um pouco de restriçoes é claro mas da pra levar

    • Alysson, fale pra ela procurar um bom reumatologista.
      O tratamento é simples e na maioria dos casos da pra viver sem restrições, fazendo o tratamento certinho.

      • Ta muito obg Luisa, ela já faz tratamento e a doença está controlada,eu tive minha resposta quando eu li no site direitinho q ñ tinha cura, mas tudo é possível aos olhos dos q creem em Cristo, e eu creio q Deus faz milagres…!
        e graças a Deus ela já vive uma vida normal,mas agente crer q a cura pode vir..!

      • Com a energia bioquantica vc pode parar de tomar remedios e mais remedios, os resultados são estraordinarios, meu email e miguelsd31@hotmail.com moro em vila velha ES.
        Att. Miguel de souza

  6. gostaria de saber se é contagioso, hereditário traz algum risco as pessoas que convivem com os portadores de LES?

    • Não é contagioso, é genético. Vc pode abraçar, beijar, fazer sexo, conviver normalmente.
      Pode ou não ser hereditário, depende de cada organismo.
      Lupus nao tem cura, mas tem tratamento. Fazendo tudo certinho é vida normal!

  7. bom dia e possivel em primeiro instante so com os sintomas um medico diagnosticar o lupus e nao dando positivo nos exames de sangue no primeiro momento vim a dar positivo mas pra frente pois a um tempo atras fique doente procurei varios medicos e me encaminharao pra um reumatologista e le me disse que quase certeza que eu tinha lupus e nao deu nada nos exames e possivel demora pra diagnosticar em primeiro momento obrigada

    • Cara Daniela, eu tenho duas irmãs que tem lúpus, e os médicos pediram para que eu fizesse tbm, deu negativo e fiz a mesma pergunta pra ele, respondeu que uma vez não reagente..nunca reagente.
      Espero ter ajudado, pois fui em vários especialistas.

  8. tenho lupus ha 10 anos , derrame pleural pericardio e agora com uma tosse quebrou 8 costelas , tenho ostopenia no femur e coluna, é normal quebrar costelas pessoas com lupus ?

  9. gostaria de saber se uma mulher com lúpus pode engravidar

    • Embora a gravidez não seja indicada enquanto a doença estiver em atividade, a mulher portadora de Lúpus pode ter filhos. A indicação é que ela engravide com planejamento e com autorização do médico. Vale lembra que essa gravidez, tal como as outras, tem de ter um acompanhamento rigoroso

  10. gostaria de saber se uma mulher com lúpus pode engravidar.sem complicações

    • Oi sou Daniele e tambem quando
      Tinha dez anos tive uma deformasao
      No rosto meu queixo nao se
      Desevolveu tenho queixo de crianca
      de 10anos agora tenho 28anos agora
      sou feliz porque encontrei Jesus
      e ele me abencou a sirugia do meu
      Maxcilar e creio que seu poblema Deus
      Vai resolve entrega nas mao de Deus
      Vou ta orando por vc bjs

      • Portadoras de lúpus eritematoso sistêmico necessitam programar as gestações para momentos em que haja bom controle da doença e em que estejam utilizando apenas medicações seguras para o feto. Um bom planejamento do melhor momento para engravidar é fundamental para uma gestação segura e de sucesso.
        .

  11. cleusa oliveira disse:

    tenho lupus na medula,derivado dele tive mielite transversa,fiquei sem andar ,depois voltei a andar com muletas,mas com muita dificuldade,gostaria de fazer contato com pessoas com o mesmo tipo de lupus

    • rutelen lopes disse:

      oi me chamo Rutelene e tenho lupos com acometimento vascular, gostaria de saber qual o exame solicitado a voce par a detectar seu problema, visto que tenho em alguns momento ( seis meses corrente) dificuldade de locomoção.

  12. gostaria de saber se o lupus é capaz de deixar a pessoa deficiente em algum dos membros;ou ter outro tipo de doença como ex;[mielite transverssa]obg

  13. FIZ UM EXAME DE SANGUE E O MEDICO CLINICO GERAL DISSE Q TENHO LUPUS LEVEI O MESMO EXAME A UM MEDICO REUMATOLOGISTA E O MESMO ME DISSE Q ESTOU EM CIMA DO MURO Q OS TRAÇOS SÃO FINOS PONTILHADOS NÃO PODEM SER CONSIDERADO LUPUS ALGUEM PODE ME EXPLICAR …. IREI FAZER+ EXAMES OBRIGADA DESDE JÁ

  14. eu quero saber se esse exame fan e o que detecta a doença do lupus,pois minha irmãn tem duvidas a respeito e os medicos nso enrolam ela e esta cada vez pior por não estar se tratando coretamente,eles estão fazendo ela de bolinha de ping pong.

  15. ADOREI OS ESCLARECIMENTOS ,JÁ INFARTEI ,EMBOLIA PULMONAR 2 VEZES DUAS PONTADA PNEUMONIA ,TENHO DESFRIBILAÇÃO NO CORAÇÃO,TENHO CAROTIDAS COMPROMETIDAS NÃO CONSIGO NEM DORMIR DE DOR NAS JUNTAS ,TENHO HERNIA DE HIATO GRANDE E ACABEI SENDO INTOLERANTE A LACTOSE ,TENHO MUITOS VOMITOS,FICO DESORIENTADA ETC.. ME TRATO COM CARDIOLOGISTA FANTASTICO SE ESTOU VIVA ´E POR CAUSA DELE FUI NO REUMATO ANO PASSADO E DEU POSITIVO DISSE SER FALSO POSITIVO E AGORA O MEU CARDIOLOGISTA PEDIU DE NOVO E DEU POSITIVO AUMENTADO 1.2 PARA 1.7 FIZ EXAME LUPICO POSITIVO

  16. gostaria de receber todas informaçoes sobre a doença eu trabalho e tenho muitas dores nas pernas fica enchadas guase todos os dias eu tenho que ir ao medico tomo tantos medicamento gotaria de saber trudo sobre lupus me resdpode por este mail
    meu muito obrigado ate aprocima …

  17. eu sou portadora de lupos tive estrsse e depreçao
    dores no corpo nao comseguia me locomover nem faser nada infrançao

  18. Paloma Cristina disse:

    Ola, minha mãe tem Lupus e eu queria saber quando é e quais sao os sintomas de que o Lupus ta entrando em atividade, pq ela passa muito bem por muitos anos, mas depois ela comeca a passar mal por causa da doenca.

    • rutelen lopes disse:

      me chamo rutelene e sou lupica, meu caso é um pouco parecido meus exames (FAN ) aha 15 anos atras deu positivo hoje só da negativo e tive a sorte de encontra uma reumatologista que resolveu tratar o meu sintoma que é lupos, pois outros estavam tratando erradamente e quase mori, hoje estou muito bem

  19. Gostaria de saber se ha outras doencas com o mesmo sintomas da lupus?

  20. MARIA JOSÉ DE FRANÇA SILVA disse:

    AOS 12 ANOS FUI DIAGNÓSTICADA ,COM LÚPOS,(SOLAR),FIZ O TRATAMENTO DURANTE DOIS ANOS,APRESENTAVA NA ÉPOCA PEQUENAS MANCHAS NO ROSTO E ORELHAS.AOS QUATORZE ANOS O DERMATOLOGISTA,DISSE QUE ESTARIA CURADA E ME LIBEROU DAS CONSULTAS,DESDE ENTÃO,NÃO APRESENTEI SINTOMA ALGUM LEVO MINHA VIDA NORMAL,AOS 26 ANOS TIVE MINHA FILHA,HOJE TENHO 37 ANOS E GRAÇAS A DEUS,HOJE ESTOU CURADA.

  21. Erica Martin disse:

    Eu descobri que tinha Lupus ouvindo atr´s da porta,pois como clinicamente nao tenho nenhuma confirmaçao, mais sinto todos os sintomas e o meu fan é negativo, pois minha medica ainda nao deu a confirmaçao e os remedios que eu tomo sao para lupus. Ja fiquei quase sem andar, muitas dores nas articulaçoes; o que eu ouvi é que tem que ficar repetindo o fan que um dia acusa?Isso é verdade?

  22. ola tambem fui deagnosticada com lupus eritematoso sistemico e fenonimo de raynald e o meu fan deu 1/80 padrao nucleolar os restantes todos deu nao reativo fis outro exame e meu fan deu 1/160 e os mesmos resultados de antes so que sinto muitas dores nas articulasao e tenho varias manchas na pele

  23. Karen Santos disse:

    Olá, não sei ao certo se tenho Lupus mas posso assim dizer que já estou fazendo alguns exames pois apareceram várias inguas em meu corpo em locais diferentes, pescoço e até mesmo virilha. Febre eu não tive ainda mas em compensação o cansaço, pressão alta e sono muito sono, sem falar em uma dor que sinto nas costas (no que seria a região dos rins), tenho medo de ter Lupus pois não entendo da doença. Tem algum site que fala desta doença e até mesmo onde possa erificar os tratamentos???
    Agradeço desde já.

  24. Eu tenho Lupus ha 5 meses tive derrameha 2 anos e de la para ca fiquei com convulsoes e atravez de um exame foi descoberto o lupus em mim no meu caso e no cerebro que ataca o lupus

  25. individual e a habilidade de superar a si mesmo

  26. Descobri que tenho lupos apos ter um derrame pericárdio e derrame pleural, estou em tratamento com reumatologista, tenho muito medo que afete o meu rins pois sinto muita dor nas costas,e no estomago não sei se essa dor no estomago e devido os remédios.Faço o tratamento rigorosamente e espero ter uma vida normal.

  27. gostaria de saber qual exame devo fazer pra detectar se tenho essa doença, já que minha mãe falecida teve, e ela teve úlcera na perna e não andava, ela descobriu com 18 anos.

  28. ola, gostaria de saber qual e a chance de o lúpus atingir duas pessoas da mesma família, perde minha irmã, e hoje tem receio em ter a doença, alguém pode me responder?

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>